top of page
Psicóloga Leilane sentada com livros e computador a sua frente.

Quem precisa de psicoterapia?

A psicoterapia é recomendada para todos e para auxiliar em qualquer problema que esteja atrapalhando ou impedindo uma pessoa de viver bem.

No que a psicoterapia pode auxiliar?

A psicoterapia pode tratar questões de estresse, luto, ansiedade, depressão, transição de vida e carreira, relações interpessoais, entre outros. A psicoterapia tem o objetivo de analisar e tratar suas questões emocionais em um espaço seguro construído pelo psicoterapeuta e pelo paciente, para expressão e análise dos sentimentos e pensamentos. Serve para tratar transtornos, problemas ou incômodos que afetam o bem-estar e o dia-a-dia do paciente, seja no trabalho, na família, nas amizades, nos relacionamentos amorosos, entre outros.

Qual a importância do autoconhecimento?

O autoconhecimento é fundamental em nossas vidas, sem ele podemos passar por diversos problemas, como a dificuldade em dizer “não” quando necessário, ou seja, em colocar limites nas nossas relações, e por causa disso podemos acabar fazendo coisas que não gostaríamos de fazer, como entrar em relacionamentos tóxicos e abusivos, porque sem nos conhecermos, não sabemos do que gostamos e o que procuramos, e assim não conseguimos fazer as melhores escolhas para nós mesmos. Como você vai comunicar para o outro o que você gosta, se nem você sabe? Como você vai exigir que o outro lhe agrade, se você mesmo não sabe o que quer? Como vai se relacionar bem se não estiver bem? Como vai ser realizado no trabalho se não souber aonde quer chegar? O que você deseja precisa estar alinhado com o que você faz, se não, ficará com a sensação de frustração e de fracasso, pois quer uma coisa e tem ações que o levam para outra, atraindo aquilo que você diz que não quer. Autoconhecimento é a chave de tudo! Quando você não sabe o que quer, qualquer coisa serve.

Sinais de que você é uma pessoa ansiosa

Alguns sinais que as pessoas com ansiedade costumam sentir: - sentem como se não fossem dar conta de tudo; - costumam procrastinar suas tarefas; - têm problemas de concentração; - sentem maior irritabilidade; - ficam com o sono desregulado (com insônia ou dormem muito); - pensamentos negativos frequentes; - excesso de pensamentos; - palpitação. Esses são os principais sinais que as pessoas costumam perceber quando se sentem ansiosas, porém existem outros que podem também estar associados a um quadro ansioso, como: - necessidade de controle; - necessidade de evitar algumas situações; - problemas de memória; - problemas gastrointestinais; - preocupação constante, principalmente com o futuro; - dores de cabeça; - falta de ar e dor no peito (descartado problemas clínicos) ​Se você identifica esses sinais no seu dia-a-dia, busque auxílio profissional, como a psicoterapia, para lhe ajudar a lidar melhor com esse momento.

Sentimentos ruins devem ser evitados?

Hoje em dia ouvimos muito falar que não devemos ter pensamentos e sentimentos ruins porque faz mal, porque nos tornaremos pessoas ruins ou não vamos atrair coisas boas para a nossa vida. Porém, há uma diferença, você pode viver em função desses sentimentos e deixar que eles te influenciem te tornando uma pessoa pessimista e queixosa. Ou você pode sentí-los quando é necessário e depois desapegar deles. NÃO É ERRADO ter sentimentos como raiva, tristeza, frustração, inveja, entre outros, aliás, é natural que tenhamos, faz parte da vida, muitas situações nos despertam esses sentimentos, e se você é humano, vai sentir inevitavelmente. SIM, DEVEMOS SENTÍ-LOS e não precisa ter medo! Permitir-se sentir é saudável e importante, vai ajudar a entender melhor o que está se passando dentro de você e vai deixar o sentimento ir embora. As situações da vida que nos despertam esses sentimentos não vão deixar de existir, e os sentimentos não vão desaparecer se você ignorá-los deixando-os “guardados” e não pensando mais neles. Isso irá acumular mais sentimentos desagradáveis que um dia irão transbordar, e será de uma maneira ruim e que provavelmente você não vai conseguir entender o motivo, como crises de ansiedade ou explosões de raiva. Por isso é tão importante o autoconhecimento e a consciência. Se você quer entender melhor seus sentimentos e precisa de ajuda para liberá-los, podemos fazer isso juntos em um ambiente seguro e acolhedor, sem julgamentos. Entre em contato comigo que eu posso te ajudar!

Sinais de que você pode estar depressivo e talvez nem saiba

Aqui estão alguns sinais que as pessoas com depressão costumam sentir: - Perdem o interesse em atividades que antes eram prazerosas; - Perdem ou ganham peso sem mudar a alimentação; - Mudam o padrão do sono (insônia ou dormir em excesso); - Sentem uma tristeza persistente mesmo que sem motivo aparente; - Sentem vontade de se isolar e não querem mais ver outras pessoas; - Sentem cansaço e desânimo excessivos; - Não conseguem mais fazer as tarefas do dia a dia como antes; - Dificuldade de concentração ou tomada de decisões; - Tem sentimentos de culpa ou inutilidade; - Tem pessimismo e pensamentos ruins, principalmente a seu respeito; - Tem explosões de raiva até mesmo por motivos banais. Algumas condições médicas podem causar os mesmos sintomas, por isso é importante uma avaliação médica para descartar causas clínicas. Esses são somente alguns dos sinais, existem muitos outros que precisam ser bem avaliados. Mas se você sente alguns desses sintomas e eles estão prejudicando significativamente o seu cotidiano, fique ATENTO e busque AJUDA profissional para uma avaliação correta do seu quadro. A psicoterapia é uma ótima alternativa e muito indicada para quadros de depressão! E eu posso te ajudar a lidar melhor com esse momento! Entre em contato e agende uma sessão!

bottom of page